MARKETING

DEPARTAMENTO DE MARKETING

O departamento de Marketing do Cruzeiro é o elo que une o Clube à sua apaixonada torcida. Com uma equipe de profissionais qualificados, o setor também é o responsável por manter e expandir a força da marca Cruzeiro Esporte Clube.

Nos últimos anos, o departamento promoveu diversas ações que colocaram principalmente os Sócios do Futebol como protagonistas. Entre elas: Essa Torcida Move o Time, Juntos Somos Mais Fortes, Minas Veste Azul, Cruzeiro Sempre, Guerreiros dos Gramados, Cruzeiro na Batalha, Fechado com o Cruzeiro, Eu Mais Onze, Paixão Que Vem de Berço e Time do Povo. Algumas dessas campanhas foram inspiradas em conteúdos gerados pela Nação Azul nas redes sociais, principalmente no Facebook, onde a página oficial do Clube tem mais de 2,7 milhões de seguidores.

Nos jogos do Cruzeiro no Mineirão, a casa da Nação Azul, fica a cargo deste departamento a missão de transformar as partidas em verdadeiros espetáculos. Entre brindes distribuídos aos cruzeirenses e ações pontuais, o Clube cria, a cada jogo, uma maior interação com os torcedores. O entretenimento também fica por conta dos mascotes Raposão e Raposinho.

Além disso, são distribuídos a cada partida em Belo Horizonte, nos portões do estádio, o "Guia do Torcedor", que é uma revista de 16 páginas, onde é possível encontrar estatísticas, curiosidades, reportagens e um quiz sobre a história vencedora do Tetracampeão Brasileiro.

O setor ainda atua nestas áreas: produção de eventos em datas comemorativas, como no tradicional Churrascão do Cruzeiro; realização de lançamentos de uniformes e noites de autógrafos com atletas profissionais; produção de peças gráficas e conteúdo digital; gestão das redes sociais oficiais; ações de cunho social, além da criação e gestão do programa Sócio do Futebol.

PROGRAMA SÓCIO DO FUTEBOL

O programa Sócio do Futebol completou, em junho de 2016, sete anos de sucesso. Ao longo desses anos, os Sócios do Futebol vivenciaram momentos emocionantes e exclusivos por meio de ações promovidas pelo programa. Dentre as experiências e ações realizadas pelo Clube, os Sócios do Futebol assistem aos jogos no Camarote Oficial do Cruzeiro, resgatam produtos oficiais diariamente por meio do site do programa, visitam a Toca da Raposa II, participam da apresentação de jogadores e de lançamento de camisas.

Em 2014, em uma ação pioneira na história do futebol brasileiro, todos os jogadores do elenco campeão brasileiro se tornaram Sócios do Futebol. A ação, parte da campanha #EuMaisOnze, foi um reconhecimento do time à importância dos Sócios do Futebol. A iniciativa continuou sendo realizada em 2015 e 2016 e os contratados da temporada também se tornaram Sócios no momento em que foram apresentados.

A relevância do programa Sócio do Futebol ao Cruzeiro Esporte Clube é tão grande que 20% da arrecadação do Clube em 2015 foi proveniente dos seus Sócios.

O Cruzeiro não seria o que é hoje sem sua apaixonada torcida, sem o sentimento incondicional de uma Nação que tem o azul e as cinco estrelas na bandeira.