menu

05/03/2012 19:05

No Acre, em 1996, Cruzeiro iniciou campanha do título da Copa BR

No Acre, em 1996, Cruzeiro iniciou campanha do título da Copa BR

 

Time que disputou o segundo jogo da final, contra o Palmeiras, no Parque Antárctica, em São Paulo
 
 
Da Toca II
 
Diogo Finelli
 
Depois de cinco anos, o Cruzeiro está de volta à Copa do Brasil. Maior campeão da história da competição, ao lado do Grêmio-RS, com quatro títulos conquistados (1993, 1996, 2000 e 2003), a Raposa ficou ausente das últimas cinco edições da segunda principal competição nacional, uma vez que participou da Copa Libertadores da América. Em mInas Gerais, só o Cruzeiro Esporte Clube conquistou a Copa do Brasil.
 
Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), o Cruzeiro fará a sua estreia na edição 2012, quando vai enfrentar o Rio Branco-AC, na Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre. De acordo com o regulamento da competição, se vencer por dois gols ou mais de diferença, o time cruzeirnes eeliminará a necessidade da realização da partida de volta.
 
O confronto com o Rio Branco-AC será inédito. No entanto, a única vez em que o Cruzeiro atuou em solo acreano faz parte de uma conquista histórica: o bicampeonato da Copa do Brasil. Em 1996, o a estreia do Melhor Clube Brasileiro do Século XX na competição aconteceu justamente na cidade de Rio Branco-AC, mesmo local do jogo desta quarta. No entanto, foi no estádio José de Melo que o Cruzeiro empatou em  1 a 1 com o Juventus-AC, no dia 13 de março de 1996. O atacante Uéslei fez o gol da Raposa.
 
Na partida de volta, no Independência, em Belo Horizonte, o Cruzeiro goleou o Juventus-AC por 4 a 0 e deu a arrancada rumo ao segundo dos quatro títulos conquistados da Copa do Brasil (depois a equipe estrelada passou por Vasco, nas oitavas de final; Corinthians, nas quartas de final; Flamengo, nas semifinais; até levantar a taça de campeão contra o Palmeiras). Veja a ficha técnica do único jogo do Cruzeiro no Acre:
 
JUVENTUS-AC 1 X 1 CRUZEIRO
 
Motivo: jogo de ida da primaira fase da Copa do Brasil
Data: 13/03/1996
Estádio: José de Melo, em Rio Branco (AC)
Público: 4.372
Renda: R$ 43.720
Árbitro: José Araújo (PR)
Gols: Uéslei (C), aos 9, e Sairo (J), aos 30 minutos do primeiro tempo
 
JUVENTUS-AC
Alex; Nei, Josman, Carlos e China (Nego); Hélio, Iço, Tinda (Adriano) e Artemar (Ulisses); Sairo e Pitiu
Técnico: Gualberto Cravero
 
CRUZEIRO
Dida; Nonato, Gelson, Célio Lúcio  e Serginho; Fabinho, Belletti (Roberto Gaúcho), Ricardinho e Palhinha; Uéslei e Marcelo
Técnico: Levir Culpi
 
(Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação).