menu

Departamentos

ADMINISTRATIVO

Departamento responsável por procedimentos, medidas e controles que visam a administração correta e eficaz de todas as variáveis envolvidas na contratação de serviços para o Clube, desde a proposta negocial, discussão e redação de cláusula e cautelas na formalização do contrato.

Compras

O Departamento de Compras do Cruzeiro Esporte Clube possui profissionais altamente capacitados, que buscam sempre os melhores fornecedores de materiais para o atendimento às solicitações de aquisição de produtos para o Clube.


BUSINESS INTELLIGENCE

Responsável por todo sistema operacional do Clube, como a intranet, programas e computadores do Cruzeiro, além das catracas de acesso ao Mineirão, estádio onde o Clube manda os seus jogos de futebol em Belo Horizonte.


COMERCIAL

Responsável por gerar receitas alternativas ao futebol, o Departamento Comercial do Cruzeiro garante retorno de imagem para o Clube e para as empresas parceiras. Neste setor, além de patrocínios, o time cinco estrelas negocia o licenciamento de produtos e de diversas propriedades comerciais do Clube, publicidade nos centros de treinamento (Toca I e Toca II) e nos jogos da equipe, parcerias para eventos como Churrascão do Cruzeiro e Noite Italiana, publicidade nas mídias do Clube, anúncios, entre outros.

Licenciamento

O setor é responsável pela concessão da marca do Clube, que será associada a um determinado produto ou serviço. É uma eficaz ferramenta para estreitar as relações entre clube-torcedor, clube-parceiro e parceiro-cliente. 


COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é o elo entre o Cruzeiro e todos os veículos de comunicação, fornecendo informações, tirando dúvidas, organizando entrevistas e outros, de forma a preservar a imagem da instituição perante à grande mídia.


EVENTOS

Diretor: Paulo Roberto Lopes Soares

Um dos principais pilares no desenvolvimento das ações celestes, o Departamento de Eventos é responsável por organizar e desenvolver as festas realizadas nos clubes, jogos e outras iniciativas para o Cruzeiro e sua imensa torcida.


FINANCEIRO

Diretor: Flávio Pena Medeiros

O Departamento Financeiro é aquele que administra os recursos do Cruzeiro. Faz o controle da tesouraria, dos contratos, dos investimentos e dos riscos, do planejamento financeiro do Clube e da divulgação de seus resultados. A função do Departamento Financeiro é garantir recursos para que o Clube possa cumprir seus objetivos e compromissos, mantendo-se ativo e competitivo e garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.


JURÍDICO

Departamento responsável pela defesa do Clube, representando-a perante órgãos judiciários. Atua também na análise de documentos, padrões e contratos, prevenindo todo tipo de falhas ou riscos.


MARKETING

Diretor: Rene Salviano

Responsável pelas ações do Clube, dentro e fora de campo, como ações com a participação da torcida, jogadores, além de ex-atletas. Criação de campanhas e materiais gráficos.

Conteúdo

Departamento responsável por gerar todo o conteúdo do site oficial do Clube e das redes sociais: YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Flickr, além de interagir com os torcedores e promover ações desenvolvidas pelo marketing.

Relações Públicas

Departamento estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre a agremiação e seu público. Também é responsável por gerar a boa reputação do Clube, manter o relacionamento com ex-atletas e comunicação interna para os funcionários. Comunica a marca e os valores do Clube.

Sócio e Relacionamento com o torcedor

Setor responsável pela promoção de novos sócios torcedores para o Cruzeiro. Atua também na comercialização de ingressos, realização de promoções e atividades para os associados do programa.

Projetos Incentivados

O departamento de Projetos Incentivados realiza medidas, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com o intuito de melhorar toda a infraestrutura cinco estrelas, com a utilização de parte da restituição do Imposto de Renda doado pelos apaixonados celestes.

Negócios Internacionais

Departamento de Negócios Internacionais tem como objetivo desenvolver a marca Cruzeiro no exterior e divulgar a metodologia do Clube para todo o mundo, além de agregar conhecimento aos nossos jogadores e profissionais, através da troca de know-how com profissionais e atletas intercambistas.

Novos negócios e Projetos Especiais

Acompanhando a tendência das grandes empresas mundiais e procurando fomentar parcerias que agreguem valor ao portfólio, o Cruzeiro criou o seu Departamento de Novos Negócios. Esta área atua como mecanismo estratégico buscando oportunidades no cenário nacional e internacional, procurando colocar no mercado produtos eficazes que não apenas satisfaçam, mas que excedam as expectativas de seus clientes.

O departamento está estruturado para atender as oportunidades de negócio geradas pelo mercado, flexibilizar e oportunizar a venda de novos produtos e propriedades, responder com agilidade as demandas e desenvolver rapidamente novas equipes e projetos para atender os clientes recém-chegados.

O setor buscará rapidamente transformar as oportunidades de negócio em propostas concretas, gerando novas formas de receitas e parcerias.


RECURSOS HUMANOS

Diretora: Anna Maria Peluso

Setor responsável pela conciliação dos interesses do Clube e dos funcionários, além da seleção e recrutamento de talentos na busca por profissionais com o perfil adequado para as diferentes funções e cargos.


FUTEBOL PROFISSIONAL

Departamento Médico

Composto por três médicos, quatro fisioterapeutas e um enfermeiro, o departamento médico da Toca da Raposa II apresenta um caráter ambulatorial, estando sempre à disposição dos atletas que atuam no Centro de Treinamento.

Dentro de sua atuação, o DM trabalha no diagnóstico rápido e preciso, visando a prevenção de lesões, bem como a recuperação de atletas que se encontram aos cuidados do departamento.

Departamento de Fisiologia

O Departamento de Fisiologia tem como objetivo entender e analisar como o corpo do atleta reage à carga de trabalho imposta diariamente. Feito isso, são utilizados métodos cientificamente comprovados para registrar, informar e propor caminhos para cada atleta, dentro de sua necessidade individual.

É um setor, que, em conjunto com a comissão técnica, psicologia, nutrição e Departamento Médico, traça planos para otimizar treinamentos e contribuir no desenvolvimento pleno de cada atleta. É um departamento do clube que necessita olhar e conhecer cada atleta profundamente.

Ciente disso, o Cruzeiro não mediu esforços para dar o suporte necessário com equipamentos de última geração para avaliar, controlar, informar e otimizar o processo individual de desenvolvimento.

Departamento de Psicologia

O serviço de psicologia do Clube, que conta com o Coaching Esportivo, consiste em conhecer, compreender e desenvolver aspectos psicofisiológicos e sociais dos indivíduos. Tem como objetivo proporcionar aos indivíduos atendidos (atletas e membros da comissão técnica) o estado de bem-estar e autoconhecimento, além do desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e comportamentais relevantes para um melhor desempenho esportivo.

O trabalho é realizado com a utilização de técnicas da psicologia do esporte. O contato com o profissional da psicologia ocorre de várias maneiras e faz parte da rotina de treinamentos dos atletas.

Atividades da Psicologia do Esporte:

1 – Atendimento individual dos atletas;
2 – Mídia training;
3 – Atividade coletiva;
4 – Acompanhamento de treinos e jogos;
5 – Reuniões com os profissionais da comissão técnica e equipe multidisciplinar.

Departamento de Análise de Desempenho

Contando com dois analistas de desempenho, dois analistas de mercado e um cinegrafista, o Departamento de Análise de Desempenho é subordinado ao Departamento de Futebol Profissional.

Com o intuito de potencializar o rendimento e eficiência na formação, levando em consideração os pilares da formação de atletas em alto nível, os profissionais observam e analisam princípios e fundamentos de forma coletiva e individual durante jogos e treinamentos. Além disso, os profissionais identificam padrões de comportamento e variações em toda a equipe, em cada atleta e nos adversários.

Todo o trabalho é feito de forma qualitativa e quantitativa, apresentando à diretoria e membros da comissão técnica informações, dados estatísticos, relatórios e filmagens de jogos e treinos.


FUTEBOL DE BASE

Departamento Médico

Composto por três médicos, três fisioterapeutas, um enfermeiro e oito acadêmicos de medicina, o departamento médico da Toca I apresenta um caráter ambulatorial, estando sempre à disposição dos atletas que jogam e residem no CT.

Dentro de sua atuação, o DM da base trabalha no diagnóstico rápido e preciso, visando a prevenção de lesões, bem como a recuperação de atletas que se encontram aos cuidados do departamento.

Todo o trabalho é realizado em total sintonia com a Toca da Raposa II, de forma que os médicos de ambos os setores realizam encontros e discutem os quadros clínicos, objetivando o melhor método de tratamento. Fora isso, os profissionais discorrem sobre análises científicas e possíveis inovações a serem utilizadas pelo departamento.

Departamento de Fisiologia     

Presente também na Toca da Raposa I, o departamento de fisiologia tem como objetivo entender e analisar como o corpo do atleta reage à carga de trabalho imposta diariamente. Feito isto, são utilizados métodos cientificamente comprovados para registrar, informar e propor caminhos para cada atleta, dentro de sua necessidade individual.

É um setor, que, em conjunto com comissão técnica, psicologia, nutrição e departamento médico, traça planos para otimizar treinamentos e contribuir no desenvolvimento pleno de cada atleta. É um departamento do clube que precisa olhar e conhecer cada atleta profundamente.

Ciente disto, o Cruzeiro não mediu esforços para dar o suporte necessário com equipamentos de última geração para avaliar/controlar/informar/otimizar o processo de individual de desenvolvimento.

Departamento de Psicologia

O serviço de psicologia do esporte consiste em conhecer, compreender e desenvolver aspectos psicofisiológicos e sociais dos indivíduos. Temos como objetivo do setor, proporcionar aos indivíduos atendidos (atletas e membros da comissão técnica) estado de bem-estar e autoconhecimento, além do desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e comportamentais relevantes para um melhor desempenho esportivo.

Nosso trabalho é realizado com a utilização de técnicas da psicologia do esporte. O contato com o profissional da psicologia ocorre de várias maneiras e faz parte da rotina de treinamentos dos atletas.

Atividades da Psicologia do Esporte:

- Atendimento individual dos atletas;
- Atividade coletiva;
- Acompanhamento de treinos e jogos;
- Reuniões com os profissionais da comissão técnica e equipe multidisciplinar.

Departamento de Serviço Social

Instituído dentro das categorias social, na Toca da Raposa I, o Serviço Social, no futebol, através do assistente social, deve garantir os direitos do público em questão como preconiza a Constituição Federal de 1988 (CF/88), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8.069/90, da Lei Pelé (Lei 9.615/98), dentre outras legislações inerentes ao desporto. Tal profissional atua de forma interventiva e crítica, fazendo apurada leitura da realidade social dos atletas, dos reflexos desta no indivíduo, e deste na sociedade, contribuindo assim para o fortalecimento das relações sociais.

O assistente social analisa, acompanha e propõe soluções para a instauração do bem-estar cotidiano dos atletas, bem como para melhoria de suas condições de vida. Seu olhar é voltado para a totalidade, tendo como valores a liberdade, a autonomia e a equidade. Tal olhar objetiva a proteção integral do indivíduo adolescente, que está em processo de desenvolvimento, e que pode contribuir para seu desenvolvimento humano, social e atlética.

Departamento da Análise de Desempenho

Contando com três analistas de desempenho, distribuídos entre as categorias infantil, juvenil e júnior, além de um cinegrafista, o Departamento de Análise de Desempenho da Base é subordinado ao mesmo Departamento do Futebol Profissional.

Com o intuito de potencializar o rendimento e eficiência na formação, levando em consideração os pilares da formação de atletas em alto nível, observamos e analisamos os princípios e fundamentos de forma coletiva e individual durante jogos e treinamentos.

Além disso, identificamos padrões de comportamento e variações nas nossas equipes, atletas e adversários. Tudo isto feito de forma qualitativa e quantitativa, apresentando à diretoria e demais membros das comissões técnicas informações, dados estatísticos, relatórios e filmagens de jogos e treinos.

Departamento de Nutrição

Presente e com participação ativa no desenvolvimento dos atletas da base celeste, o departamento de nutrição da Toca I trabalho sob dois pilares. O primeiro deles é a educação nutricional, em que o nutricionista atua através de campanhas, palestras e atendimento individualizado.

Desta forma, cria-se uma real consciência nos atletas sobre a importância de uma boa alimentação, aliando este quesito ao plano alimentar individualizado, que é feito de acordo com a necessidades de cada atleta.

A gestão do refeitório do Centro de Treinamento também uma das incumbências do departamento. O nutricionista é responsável por toda a alimentação produzida no clube, desde a seleção dos alimentos e matéria-prima, elaboração do cardápio até avaliação do consumo alimentar dos atletas.

O nutricionista também é figura presente na elaboração da programação alimentar de acordo com cada categoria, adequando a rotina de treinos, jogos e viagens. Todo este trabalho é feito de maneira conjunta às comissões técnicas.