menu

25/03/2019 12:42

Coordenador de controle de dopagem da CBF ministra palestra para a base celeste

- Gustavo Aleixo

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Orientar e alertar quanto à presença do doping no esporte é uma preocupação do Cruzeiro. Visando exemplificar esta realidade aos jovens talentos da base, o Clube recebeu, na manhã desta segunda-feira, na Toca da Raposa I, o coordenador da comissão de controle de dopagem da CBF, o Dr. Fernando Antônio Gaya Soléra.

Em palestras feitas junto às categorias Sub-17 e Sub-20 do Cruzeiro, Fernando Soléra discorreu de maneira didática e bastante esclarecedora sobre diversos temas referentes ao doping. Com estatísticas e referências em mãos, o coordenador do setor na CBF evidenciou aos atletas as mais variadas substâncias dopantes, reservando espaço para falar sobre às drogas recreativas, como álcool e maconha, que tem seu uso combatido pela entidade e pelo próprio Cruzeiro.

Procurando adaptar cada uma das explicações ao cenário esportivo, Fernando Soléra transformou a palestra numa oportunidade de orientar os atletas, tornando-os capazes de evitar situações, que resultam na ingestão de alguma substância proibida. Festas, más companhias, utilização de medicamento sem consulta prévia, suplementação contaminada, sexo sem preservativo, foram alguns dos temas levantados pelo profissional da CBF.

Durante a palestra, Fernando Sólera também esclareceu sobre o teste de doping, realizado após as partidas, mediante escolha direta de algum atleta ou sorteio. Aos presentes, o médico explicou minuciosamente todo o procedimento, sob a perspectiva do próprio jogador, a fim de que este saiba exatamente como proceder num eventual teste que venha a fazer no futuro.

Reforçando o doping como uma fraude, Fernando ainda destacou a ética e a saúde como pilares da prática esportiva, direcionando aos atletas cruzeirenses o dever de serem defensores do esporte justo e em igualdade de condições para todos os seus praticantes.

Palestra abordou vários temas referentes ao doping - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Dr. Soléra palestrou para o Sub-17 e Sub-20 - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Notícias Relacionadas