O Núcleo Dirigente Transitório completou nessa quinta-feira,
23 de janeiro, um mês à frente da gestão do Cruzeiro Esporte Clube. O grupo de
empresários, que tem a responsabilidade de conduzir as ações do Clube neste
processo de transição, divulga agora um balanço de todas as atividades que
foram feitas no período, visando a reestruturação da instituição.
Desde o final de dezembro, foram reuniões diárias e muitas
horas de trabalho para o levantamento de dados e a busca por soluções de curto,
médio e longo prazo. Entre as ações já implementadas está o lançamento do Sócio
Reconstrução, contando com o apoio do torcedor neste momento complicado pelo
qual passa o Cruzeiro. Em outras frentes estão a renegociação com atletas,
credores e fornecedores, a tentativa de enxugamento da folha salarial, com
demissões e rescisões de contrato em todas as áreas, e várias medidas para
diminuir gastos, como a desativação de andares na Sede Administrativa e outras
ações que estão em andamento.
Para resgatar e restaurar a credibilidade, o atual núcleo
gestor também tem feito uma revisão em todos os contratos de parceiros e
patrocinadores com a instituição, para identificar possíveis melhorias e
fortalecer os acordos comerciais com o time celeste.
Uma outra vertente, importantíssima, é o objetivo do Clube
em reaver recursos que podem ter sido desviados, e, para isso, além de ações
administrativas, os dirigentes também estão apoiando e oferecendo todo o apoio
à Polícia Civil e Ministério Público nas investigações.
Principais Ações - 30 dias do Núcleo Dirigente Transitório:
- Renegociação com a maior parte dos atletas e comissão
técnica do futebol profissional;
- Renegociação com credores e fornecedores;
- Lançamento do Sócio Reconstrução, com mais de 40.000
adesões até o momento;
- Entrada de novos parceiros e patrocinadores;
- Revisão da política de distribuição de ingressos e
cortesias
- Colocação em dia da folha administrativa, com pagamento do
FGTS, segunda parcela do 13º e férias;
- Desativação de três andares da Sede Administrativa,
diminuindo gastos com energia e manutenção;
- Demissão de 110 funcionários, além da rescisão de contrato
com dezenas de prestadores de serviço. Processo ainda em andamento, e a
economia estimada é de mais de 25 milhões/ano;
- Análise de todos os contratos de aquisição de jogadores e
as respectivas negociações com agentes;
- Contato intenso com as autoridades policiais e Ministério
Público para acompanhar as investigações sobre as irregularidades;
Em andamento:
- Início do projeto de modernização do Estatuto;
- Reformulação do programa Sócio Cinco Estrelas;
- Lançamento do Portal de Transparência;
- Renegociação com a Minas Arena sobre débito de 26 milhões
e novo contrato;
- Revisão e melhoria de contratos de patrocínios;
- Realinhamento do contrato com a Adidas e novo
relacionamento com empresa;
- Estudo do melhor modelo contábil para recuperação e
quitação de dívidas;
- Transferência do futebol feminino para a Toca 1, para
diminuição de custos;
- Reestruturação da área de TI, que foi terceirizada pela
administração anterior;
- Venda de todos os veículos que eram usados pela
presidência e diretoria;
- Estudo de um melhor aproveitamento dos imóveis, para
redução de custos e gerar rentabilidade.