A Nação Azul, que já provou sua força nos estádios e nos
ginásios, carregando o Cruzeiro em sua trajetória de glórias, tem a partir de
agora um motivo a mais para acompanhar e torcer pelas cinco estrelas no
ambiente dos jogos eletrônicos. O clube, que já é uma referência nos eSports,
vai disputar o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, o que
representa um marco gigantesco para a modalidade. O anúncio foi feito nesta
sexta-feira pela Riot Games, que é a administradora da liga, com a relação das
10 equipes que farão parte da disputa de alto nível.
Em 2021 o CBLoL finaliza sua transição para o sistema de
franquias em uma liga fechada, a exemplo da NBA e NFL, tornando a vaga
garantida pelo Cruzeiro ainda mais valorizada, já que a aceitação de uma equipe
contempla um projeto de manutenção de elenco, planos de negócio consistentes e
projeções para o crescimento das marcas, com foco no aumento da produtividade
do campeonato como um todo.
A entrada do Cruzeiro no CBLoL repercute mundialmente, já
que os únicos tradicionais clubes do futebol brasileiro aceitos na franquia
foram Cruzeiro e Flamengo.
Pulsando em inovação e com um crescimento muito acelerado
nos últimos anos, o mercado de jogos eletrônicos pode ser altamente rentável. E
a expectativa é de que o Cruzeiro eSports estabeleça uma nova linha de
receitas, que seja crescente e consistente, já no primeiro ano tendo lucro
efeito.
O Cruzeiro eSports foi criado no ano passado, em parceria
com a E-Flix eSports, para ser a representação do Clube cinco estrelas, com
total autonomia para a administração das equipes, em modelo próximo ao que é
feito no vôlei de alto desempenho, com o Sada Cruzeiro. Hoje o Cruzeiro eSports
já obtém excelentes resultados em campeonatos como Free Fire e Fifa.
Pelo projeto com a E-Flix, o Cruzeiro não tem custo algum
com a manutenção de jogadores, com o time e a receita é compartilhada. A gestão
da marca também é feita em conjunto, mas a administração esportiva fica
totalmente a cargo da empresa parceira.
Com a chegada da nova gestão cruzeirense, novas ações foram
desenvolvidas para potencializar a modalidade. “A parceria com a E-Flix, que é
recente, se intensificou nos últimos meses, desde que o Sérgio assumiu. Antes,
para o Cruzeiro, o eSports era apenas um licenciamento de marca, mas evoluiu
para uma modalidade esportiva, permitindo que chegássemos a projetos como esse,
da entrada da equipe Cruzeiro eSports ao LoL. Não somente a E-Flix trabalhou
insistentemente, como a nossa gestão colaborou para que isso se concretizasse.
Com essa modalidade, o Cruzeiro atinge um dos maiores públicos em termos de
audiência online e off-line, é uma oportunidade gigantesca que se abre da marca
Cruzeiro atingir todos os públicos”, comentou Rodrigo Moreira, Superintendente
de Inovação e Digital do Cruzeiro.
Marcelo Fadul, CEO da E-Flix, explicou porque a candidatura
do Cruzeiro foi forte. “A combinação entre a marca centenária e relevante, como
é a do Cruzeiro, somando com a E-Flix, que há anos carrega no seu DNA os
eSports, foi a fórmula que acreditamos ser fundamental para aprovação junto à
Riot e para fincarmos a bandeira na maior competição do mundo que gira em torno
do League of Legends. Seguimos no bom desafio de unificar o torcedor do futebol
tradicional com o torcedor cruzeirense da nova geração, e a E-Flix manterá o
comprometimento de entregar alta performance desportiva para o Maior de Minas
nos esportes eletrônicos", destacou Marcelo Fadul, CEO da E-Flix.
Confira a lista com os times confirmados no CBLoL:
Cruzeiro eSports
Falkol Prodigy
Flamengo Esports
FURIA Esports
INTZ
KaBuM! e-Sports
LOUD
paiN Gaming
Red Canids Kalunga
Rensga Esports