Um clube formado por milhões. Que carrega em sua história centenária incontáveis e inesquecíveis páginas heroicas e imortais. Uma instituição dotada de uma trajetória vitoriosa, que começou a ser concebida em 1921 por pessoas que não se abateram diante das adversidades presentes à época e mostraram a coragem, persistência, astúcia e garra.
Aliás, garra é uma particularidade que nunca faltou aos que defendem o precioso manto cinco estrelas. Uma característica que, mais do que nunca, estará presente na vida do Cruzeiro e da sua imensa legião de apaixonados.
E agora o Cruzeiro apresenta “Artiglio” (“garra” em italiano), marca própria de produtos do Clube Celeste para os esportes especializados, que traz como logotipo a marca da pata de uma raposa, mascote oficial azul e branco, com a silhueta de uma estrela ao centro. Completam o símbolo garras que deixam arranhões, inclinadas a 42° em alusão ao ano de transição de Palestra Itália para Cruzeiro, dando sensação de movimento ao ícone.
A nova marca deverá ser utilizada nos esportes especializados, em produtos licenciados, uniformes da Escola de Esportes e de escolas de futebol licenciadas, além de novas modalidades a serem trabalhadas pelo Cruzeiro no futuro.
De acordo com Rodrigo Moreira, Diretor de Marketing do Cruzeiro, a Artiglio fortalecerá ainda mais o Clube junto à torcida e parceiros, trará mais autenticidade aos produtos licenciados e proporcionará novas possibilidades de receitas.
“O lançamento da Artiglio acompanha o planejamento que estamos fazendo no Cruzeiro, que é de fazer um clube cada vez mais sólido, autossustentável e com possibilidades de crescimento a curto e longo prazo. Com a chegada da Artiglio, muitos de nossos produtos e serviços como bonés, camisas, máscaras, jaquetas, utensílios pessoais e outros itens ganharão uma cara maior de Cruzeiro, transmitindo o sentimento e o orgulho de ser cruzeirense”, frisou Moreira.
A concepção da marca foi desenvolvida pela área de Branding do Cruzeiro. A criação do logotipo foi fruto de um estudo desenvolvido por meses, com o objetivo de elaborar um ícone exclusivo, mas que fosse de fácil alusão ao Clube.
"Queríamos uma marca que representasse o Cruzeiro e a Nação Azul em um design que fosse atemporal e simples. Para isso, precisávamos entender quais palavras, símbolos e outros elementos que mais remetiam ao Clube e à torcida. Chegamos em alguns caminhos, colocando como foco uma raposa, sem que fosse uma representação óbvia, como a silhueta. Elencamos características do animal e elegemos a pata da raposa, verificando que a forma da pegada trazia traços que lembram uma estrela. E não tem nada mais Cruzeiro que colocar uma estrela e uma raposa juntas, além da garra, simbolizando a luta e a determinação do Clube e do torcedor”, explicou Matheus Nerys, designer do Cruzeiro.
“O logotipo da Artiglio pode ser desdobrado em outros elementos gráficos. O próprio arranhão pode ser aplicado em vários tipos de padronagens e em diferentes aplicações a serem utilizadas. Dessa forma temos uma marca versátil e que nos oferece várias possibilidades de uso”, complementou.