menu

05/10/2015 21:32

O TIME DO POVO

O TIME DO POVO

O TIME DO POVO

Todo cruzeirense sabe, mas para quem não conhece a história da fundação do clube mineiro, o Palestra Itália foi criado por uma colônia de imigrantes italianos que residia em Belo Horizonte no início do século passado e com um sonho: formar o mais competitivo time de futebol da cidade. Sem nenhuma ligação política, esses italianos ajudaram ainda a construir a recém criada capital do nosso estado e jamais foram apologistas de qualquer regime. Vale lembrar que os imigrantes vieram para o Brasil como trabalhadores braçais, com o intuito de substituir a mão de obra escrava, que deixara de existir com a abolição. A maior parte deles se concentrou na lavoura, na colheita de café.

Pessoas que escrevem sem conhecer uma das mais bonitas histórias do futebol brasileiro se mostram invejosas e levianas ao atacarem uma instituição que, bem antes de completar 100 anos de existência, já foi eleita pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol o Melhor Clube Brasileiro do Século XX. Em Minas Gerais ninguém tem mais títulos importantes do que o Cruzeiro, que é tetracampeão brasileiro, tetracampeão da Copa do Brasil, tendo conquistado, ainda, dois títulos da Copa Libertadores e dois da Supercopa dos Campeões da Libertadores, Copa Ouro, Copa Master, Recopa, Bicampeonato da Copa Sul Minas, Copa Centro Oeste e 38 campeonatos estaduais, além de ter sido duas vezes vice-campeão mundial.

Dono da maior torcida de Minas Gerais, com mais de 8 milhões de torcedores, o Cruzeiro Esporte Clube é sim o time do povo. O maior público da história do Mineirão é nosso e jamais vai ser batido, 132.834 presentes. Nos últimos dois anos ninguém foi mais prestigiado no Campeonato Brasileiro pela sua torcida do que o Cruzeiro. Em 2013 atingimos a média de público de 28.911 e ,em 2014, de 29.678.

Por último, não é demais lembrar que denegrir com palavras clubes e instituições não condiz com o comportamento de quem se diz desportista. Todo cruzeirense se orgulha em saber que seu clube se tornou o Maior de Minas graças ao sonho daqueles trabalhadores honestos e simples, que fundaram o Palestra Itália e pela competência dos que souberam torná-lo invejável pelas conquistas e feitos. Em nossos 94 anos sempre repudiamos preconceitos, racismo e discriminações. Nos sentimos orgulhosos de sermos considerados o time do povo.

(Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação.)