menu

Comitê da Diversidade e Inclusão

Consciente de seu importante papel de transformador social, o Cruzeiro Esporte Clube iniciou em agosto de 2020 o Comitê da Diversidade e Inclusão, responsável pela discussão de temas sobre equidade de gênero, diversidade racial, LGBTQI+ e pessoa com deficiência, norteando as ações do Clube nessas áreas. O Cruzeiro acredita que o respeito e a valorização da diversidade são compromissos que devem ser assumidos por todas as esferas da sociedade, e apenas com uma ampla mobilização, com o esporte assumindo protagonismo, será possível projetar um horizonte mais justo e inclusivo para todos.

O Comitê da Diversidade e Inclusão é formado por colaboradores do Cruzeiro, de diversas áreas, que conduzem as ações internas, com representantes de instituições ou influenciadores dos temas, e conta ainda com a participação de torcedores e público em geral. Comunicação, produtos, gestão de pessoas, acessibilidade e segurança também estão entre os assuntos relacionados. 

A partir das reuniões entre os integrantes do Comitê, com seus participantes e convidados, são definidas as ações, estratégias, revisão das políticas e planejamento de ações do Clube. 

Até o momento, através de seu Comitê da Diversidade e Inclusão, o Cruzeiro já realizou vários debates, alusivos ao Dia da Consciência Negra, Dia Internacional da Mulher, Dia da Conscientização Mundial do Autismo e participou de ações marcantes, como a adoção de termos racistas riscados na camisa do elenco profissional, provocando reflexão sobre o racismo. O Comitê também promoveu um encontro com jornalistas mulheres e já obteve resultados práticos importantes, como a criação do “Cruzeiro em Libras”, boletim de notícias em libras, além de reforçar a participação do intérprete nos conteúdos produzidos pelo Clube. 

E o torcedor, ou o público em geral, que quiser tirar dúvidas ou enviar sugestões para o Comitê, pode enviar uma mensagem para o e-mail inclusaoediversidade@cruzeiro.com.br.