Seguindo as premissas de uma gestão moderna, eficiente e transparente, o Cruzeiro realizou um workshop para funcionários do clube, com o objetivo de revisar as estratégias ligadas à operação do futebol. O evento aconteceu no auditório da Toca da Raposa 2, nas tardes de terça (13) e quarta (14). Na oportunidade, representantes de cada área mostraram práticas e rotinas, visando uma melhor comunicação entre setores.
É a segunda vez que o clube realiza este workshop após a posse da nova gestão, com a intenção de aprimorar os processos internos, apresentar as diversas áreas que fazem a engrenagem rodar, diminuir o retrabalho e promover uma maior eficiência no dia a dia das equipes de futebol do clube. A convite do Cruzeiro, o evento contou com a presença do professor João Paulo Medina, fundador da Universidade do Futebol e um dos primeiros nomes a introduzir o pensamento sistêmico no futebol brasileiro.
"O objetivo é realizar uma revisão estratégica do departamento de futebol perante as metas de longo prazo da instituição", explica Pedro Martins, Diretor Executivo do Cruzeiro. "Neste evento, conseguimos identificar as modificações realizadas durante os primeiro nove meses de gestão e as evoluções que ainda teremos que implementar, visando preparar o clube e impactar a nossa cultura para os desafios dos próximos anos", completa.
O workshop contou com uma programação rica em detalhes. Pedro Martins e Natalia Bittencourt, Gerente de Saúde e Performance do Cruzeiro, fizeram a abertura do evento. Na sequência, apresentações de todos os setores envolvidos no processo: passando por logística e operacional, coordenação técnica, fisiologia e transição física, scouting e análise de desempenho, desenvolvimento humano das categorias de base até preparação dos atletas. Planejamento de medicina, nutrição e comunicação também foram abordados.
Natalia Bittencourt afirma que o clube vem crescendo do ponto de vista de organização, planejamento e gestão. Nesse sentido, o workshop é uma ferramenta para integrar os setores de forma efetiva na prática, e não só no papel. “O workshop foi realizado para que todos tomem conhecimento das atividades principais de cada área e as interações, para a gente evitar trabalho repetitivo e principalmente entender quais são os gaps e melhorias que necessitam ser feitas para a progressão do clube”, conclui.
--
Por Bruno Faleiro e Pedro Carvalho
Foto: Divulgação/Cruzeiro