Com três dias de conteúdo, o evento terá mais de 70 convidados, entre ídolos do clube, executivos e jogadores da Nação Azul.
O que você precisa saber sobre o evento:
• Trata-se de uma experiência imersiva, 100% digital e gratuita.
• Um dos grandes objetivos é construir o maior banco de dados de cruzeirenses.
• Apresentar aos fãs o que a nova gestão do Cruzeiro vem realizando e projetando para o futuro.
• Trazer o que é a SAF, como foi formatada e o que está fazendo em prol do time.
• Mostrar os bastidores da gestão.
• Fomentar e fidelizar a base de torcedores/clientes.
Após seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro surge com um novo e disruptivo projeto no futebol mundial.
O Cruzeiro Big Blue é digital, aberto e gratuito para os mais de nove milhões de fãs da Nação Azul, e para todos os amantes do futebol. O evento ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, a partir das 18h. Serão 15 painéis que mostrarão para os torcedores um pouco sobre os projetos futuros do Clube, além de trazer resenhas com grandes ídolos do time, como Dirceu Lopes, Palhinha, Piazza, Careca e tantos outros. Todo o público interessado já pode cadastrar-se gratuitamente em bigblue.cruzeiro.com.br para ter acesso ao conteúdo.
“Existe um potencial enorme de crescimento do futebol brasileiro no mundo online e o Cruzeiro sai à frente. Somos 9 milhões de torcedores espalhados pelo mundo e vamos desenvolver um novo conceito de se relacionar com esses fãs, através do digital”, explica Ronaldo Nazário, Sócio majoritário da SAF do Cruzeiro. “O objetivo principal do Big Blue, além de divulgar a marca, produtos e canais do Cruzeiro, é criar o maior banco de dados de torcedores que o Clube já teve. O torcedor do Cruzeiro é nosso maior patrimônio e entendendo melhor o perfil de quem acompanha o time, poderemos criar comunicações, ações e produtos mais personalizados para a Nação Azul”, completa Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro.
“A ideia é construir uma plataforma digital totalmente integrada com o app recém-lançado, e com outras iniciativas que lançaremos para conhecer melhor o nosso torcedor. O Big Blue é parte integrante dessa família geradora de dados, em que todos os elementos conversam e se completam”, afirma Alexandre Cobra, Secretário-Geral do Cruzeiro. “Com essa iniciativa, queremos firmar o Cruzeiro no mapa mundial do futebol, mostrando sua relevância como pioneiro no universo digital. Aproximar o torcedor, oferecer uma experiência completamente diferente e ainda fomentar um banco de dados, é ditar novos rumos no esporte, tanto para os fãs, quanto para o Clube”, completa Cobra.
O “Cruzeiro Big Blue” é uma parceria do clube com a Transformação Digital, empresa líder em eventos digitais do Brasil e com excelência em geração de leads. O Cruzeiro tem o objetivo de reunir a maior base digital de torcedores do mundo e, para isso, o time está utilizando alguns dos recursos mais imersivos do planeta para produção de conteúdo audiovisual.
O Cruzeiro Big Blue será ambientado no “Planeta Big Blue”, um cenário extraterrestre que traz alguns elementos bastante emblemáticos do time - desde a raposa à coleção de troféus conquistados ao longo da vida do clube.
São quatro tecnologias de ponta, usadas nos maiores estúdios de cinema do mundo. O Pixotope é a mesma ferramenta de broadcast usada no final do Superbowl e na Fórmula 1. Dois tipos de câmera track mais usados por Hollywood, a NCAM e a RedSpy, também foram empregados no projeto. Toda essa estrutura funciona baseada em Unreal Engine, que é a maior plataforma de criação de games AAA do mundo (Fortnite, Gears of War, Final Fantasy, Kingdom Hearts, Batman: Arkham City, entre muitos outros). A iluminação é feita em Led RGB da APERTURE que, ligada ao PIXOTOPE, possibilita integrar a iluminação virtual ao mundo real, integrando nossos convidados ao planeta BIGBLUE.
“Preparamos uma grande festa tecnológica para o retorno do cabuloso, uma festa tão grande quanto a gigante torcida do Cruzeiro merece. É o início do metaverso do Cruzeiro”, comemora Tiago Magnus, CEO da Transformação Digital. “Nosso objetivo é criar uma experiência inesquecível, totalmente imersiva, aproximando ainda mais o torcedor do Clube, mesmo que em um ambiente digital. É um divisor de águas no futebol”, afirma o executivo.
Já na parte de geração e análise de dados dos torcedores, a plataforma da Transformação Digital é capaz de integrar informações e hábitos de navegação, fazendo com que o time conheça seu público mais a fundo e de uma maneira individual. “Nós conseguimos saber que conteúdo aquele determinado torcedor mais gostou, ou que tipos de temas uma pessoa gosta mais, quais foram os assuntos mais buscados ou mais assistidos, e integrar todas essas informações com a base de dados que o Cruzeiro já tem por meio de seu app e ações anteriores. Isso é poderoso, pois nos permitirá criar comunicações mais personalizadas para nossos mais de 9 milhões de torcedores”, Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro.
O conteúdo é composto por 15 painéis. São conversas descontraídas, mas sem perder a profundidade e seriedade dos temas. A transmissão acontecerá em um ambiente digital e interativo, responsivo também a plataformas móveis. Entre os mais de 70 convidados como speakers, teremos nomes da mídia, profissionais e jogadores do time, sócios, torcedores, artistas, parceiros comerciais e patrocinadores que vestem a camisa do Cruzeiro.
Apesar da transmissão acontecer em horário pré-determinado, o conteúdo continuará disponível sob demanda até o dia 27 de novembro. Dessa forma, o público terá maior flexibilidade para assistir o evento.
Os painéis trarão aquilo que o torcedor não vê na cobertura tradicional da mídia e nas comunicações anteriores do Clube. Serão temas sobre o Cruzeiro abordados por pessoas que vivem o dia a dia do time, debatendo assuntos atuais, que vão desde o escritório até os gramados, com temas voltados para gestão, business, marketing, tecnologia e, claro, futebol.
Convidados: Ronaldo Nazário, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro
Guilherme Benchimol, fundador e pres. executivo do Conselho de Administração da XP Inc.
Fernando Musa, Fundador da David e CEO da Ogilvy Brasil
João Adibe, Presidente e CEO do Grupo CIMED
Samuel Rosa, músico e torcedor fanático do Cruzeiro
Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro (mediador)
18h45: Esportes Eletrônicos: Cruzeiro e os games
Convidados: Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro
Fred Tannure, Diretor de Marketing da 00Nation
Felipe Ribbe, Diretor Brasil da Socios.com
Gaulês, streamer e youtuber
Nicolle Merhy, gamer e streamer (mediador)
19h30: Negócios no Futebol/modelo SAF: o futuro da gestão no futebol brasileiro?
Convidados: Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro
Pedro Martins, Diretor Executivo de Futebol
Pedro Mesquita, Head of Investment Banking, XP Inc
Alexandre Cobra, Secretário-geral do Cruzeiro
Raphael Vianna, Diretor Financeiro do Cruzeiro
Erich Betting, jornalista, fundador da Máquina do Esporte (mediador)
20h: Grandes jogos e boas histórias - grandes ídolos cruzeirenses
Convidados: Dirceu Lopes, ídolo do Cruzeiro
Marcelo Ramos, ídolo do Cruzeiro
Palhinha, ídolo do Cruzeiro
Fabrício, ídolo do Cruzeiro
Ari Aguiar, jornalista (mediador)
18h: Retorno à Série A: do rebaixamento à elite
Convidados: Paulo André - Direção de Futebol Cruzeiro e Valladolid
Paulo Pezzolano, técnico do Cruzeiro
Eduardo Brock, Capitão e jogador do Cruzeiro
Enrico Ambrogini, Chief Operating Officer do Cruzeiro
André Salles, editor-chefe do programa “Os Donos da Bola”, da Band (mediador)
18h30: Base Forte: a nova geração da Raposa
Convidados: Roberto Braga, Diretor executivo categorias de base do Cruzeiro
Fernando Seabra, Treinador do Sub-20 do Cruzeiro
Wendel, técnico do Sub-14
Stênio Zanetti, jogador do Cruzeiro
Pollyanna Andrade, voz do Mineirão (mediadora)
19h: O Cruzeiro e as Redes Sociais
Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro
Bárbara Passos, influencer e streamer
Hugão, apresentador (mediador)
20h: Copa do Mundo: Seleção Cruzeiro
Convidados: Piazza, ídolo do Cruzeiro
Careca, ídolo do Cruzeiro
Ricardinho, ídolo do Cruzeiro
Gilberto, ídolo do Cruzeiro
Adroaldo Leal, 98FM, e Emerson Pancieri, Itatiaia
21h: Marketing e Comunicação: Como o Cruzeiro está se preparando para o futuro
Convidados: Victor Rios, diretor de Comunicação do Cruzeiro
Lenin Franco, diretor de Marketing do Cruzeiro
André Araújo, head de Marketing + Digital do Cruzeiro
Andre Monnerat, diretor de Negócios da FENG
Otávio Pereira, co-CEO ODDZ Network
Eduardo Baraldi, co-CEO ODDZ Network (mediador)
18h: As Cabulosas: o avanço do futebol feminino
Convidados: Kin Saito, diretora de futebol feminino do Cruzeiro
Rita Bove, jogadora do Cruzeiro
Anna Luíza, jogadora do Cruzeiro
Carina Pereira, jornalista (mediadora)
18h30: Que jogo foi esse? História de grandes partidas
Convidados: Nonato, ídolo do Cruzeiro
Alberto Rodrigues, narrador da rádio Itatiaia
Fernanda Hermsdorff, influencer e representante do Cruzeiro no Ge.Globo
Valdir Virjão, Influencer e criador do canal Cruzoeiro
Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro
Thiago Valu, jornalista e repórter da Band (mediador)
19h30: Inovação na Indústria do Futebol
Convidados: André Bolonhini, sócio da Bain & Company
Cláudio Macedo, CEO da W/Torre
Denis Caldeira, ex-Google, ex-Facebook, Diretor de Tecnologia da Trademark
Ricardo Dias, cofundador da Adventures
Nicola Calicchio, investidor e empreendedor
Igor Lopes, jornalista (mediador)
20h: Grandes Marcas/Marketing pós-pandemia
Convidados: Fred Luz, managing director da Alvarez & Marçal
Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev
Robson Harada, CMGO do Mercado Bitcoin
Rafael Ugo, CMO da Volvo Cars Brasil
Patrícia Lopes, head de operações B2B e lojas parceiras/Netshoes Cruzeiro
Rene Salviano, CEO da Heatmap Sports Marketing (mediador)
20h30: Legado Cruzeiro: paixão de pai para filho
Samuel e Juliano Rosa, pai e filho Cruzeirenses roxos
Samuel Venâncio, setorista do Cruzeiro (mediador)
16, 17 e 18 de novembro, a partir das 18h